O Milênio

Estudo 5.

 

1. Espiritualmente falando, quantas classes de pessoas que Jesus encontrará na sua vinda?

Bom, na bíblia sempre é descrito duas classes de pessoas: O justo e o Ímpio ou Justo e Injusto. 

“mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios.” (II Pedro 3:7).

“Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.” (Apocalipse 22:11-12).

Também podemos chegar à conclusão que, a classe dos justos é dividida em duas: Justo vivos e justos mortos.

E o mesmo com os Ímpios: Ímpios vivos e Ímpios mortos.

Ou seja, duas classes de pessoas subdividida em quatro classes, Justo vivos e justos mortos e Ímpios vivos e Ímpios mortos.

2. O que acontecerá um dia com todos os mortos?

“Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.” (S. João 5:28-29).

3. Que espaço de tempo haverá entre a ressurreição dos justos e a ressurreição dos Ímpios?

Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.” (Apocalipse 20:5-6).

4. Quando ressuscitarem os justos mortos, na primeira ressurreição  e se unirem aos justos vivos, para onde serão levados?

“Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e o mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivo, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4:16-17).

5. Quanto tempo os salvos Ficarão no céu antes de regressar à nova terra?

“Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.” (Apocalipse 20:6).

6. Durante os mil anos que os justos passaram no Céu, em que estado ficará o mundo?

“Olhei para a terra, ei-la sem forma e vazia; para os céus, e não tinha luz. Olhei para os montes, e eis que tremiam, e todos os outeiros estremeciam. Olhei, e eis que não havia homem nenhum, e todas as aves dos céus haviam fugido. Olhei ainda, e eis que a terra fértil era um deserto, e todas as suas cidades estavam derribadas diante do SENHOR, diante do furor de sua ira.” (Jeremias 4:23-26)

7. Quem fica preso neste abismo escuro e coberto de cadáveres por mil anos?

 “Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo.” (Apocalipse 20; 1-3).

8. Depois que os ímpios ressuscitarem no fim dos mil anos, como serão castigados?

“Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu.” (Apocalipse 20:7-10)

9. Além da exterminação total de Satanás dos anjos caídos e dos ímpios, o que acontecerá com a terra?

“Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passaram com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas” (II S. Pedro 3:10).